A Cidade Luz destaca-se pela literatura, música, cinema e, principalmente, as artes visuais. É referência em moda, reconhecida pela alta gastronomia e um dos únicos lugares que pode tomar pra si o adjetivo glamour. Mas você já parou pra pensar o porquê da cidade receber o título de Capital Cultural do Mundo?
Pergunte a qualquer um que nunca foi para a Europa, qual cidade estrangeira que ele mais gostaria de visitar? Tenha absoluta certeza que, de 10 pessoas, pelo menos a metade dirá Paris. Não à toa, ela é um dos locais mais visitados do mundo e o destino de viagem preferido de grande parte dos turistas. Mas você já se perguntou por que exatamente isso acontece?
A Cidade Luz é rica em museus, diriam alguns. De fato, são cerca de 180 deles. No entanto Istambul, Cairo e Jerusalém tem acervos ainda mais vastos e ricos em história. Outros poderiam a rmar que a fama cultural vem do grande número de belos edifícios e monumentos, como a insubstituível Torre Eiffel. No entanto, Cracóvia e Praga têm edifícios e estruturas ainda mais empolgantes que Paris e nem por isso recebem tamanha atenção dos viajantes. Obviamente, elas não possuem a aclamada Torre Parisiense, entretanto não se faz primavera com apenas uma flor.
O que acontece em Paris é que, além de reunir um conjunto de boas opções em literatura, música, cinema, artes visuais, moda, gastronomia e, por que não, glamour, a cidade soube construir sua marca. Ela mostrou que um destino turístico pode fazer parte do subconsciente de uma pessoa e virar uma referência para assim como a Coca-Cola, a Nike ou a Ferrari.
Exatamente por isso, nenhum outro lugar no mundo jamais conseguirá rivalizar com Paris na categoria de melhor destino cultural para se visitar. Qualquer competidor, por mais que tenha grandes museus, atrações e lugares surpreendentes, nunca terão o tal do glamour. Paris é dono de um monopólio no mercado de elegância, glamour e sofisticação: as pessoas querem visitar Paris porque sabem que trarão consigo uma pita da desses três elementos: elegância, glamour e muita sofisticação.